segunda-feira, 11 de abril de 2016

O fascinante motor rotativo Wankel - Parte 1

[Atenção!!! Clique abaixo em "Read more" para ler o texto completo :D]




Logo em nosso post de apresentação, mais precisamente na parte em que citamos motores, eis que aparece o Wankel, carinhosamente comparado a um Doritos. Trata-se de um dos mais icônicos pelo seu funcionamento totalmente diferente do que estamos acostumados a ver, e vamos nos aprofundar nele um pouco mais nesta minissérie.

Para ter uma noção do que Felix Wankel criou em 1924, devemos analisar o motor mais comum, que é encontrado na maioria dos automóveis, para fins de comparação. Em uma máquina a pistão, temos uma visão como esta:



Basicamente são cilindros (que podem variar em número e capacidade) com partes móveis que agem de acordo com um ritmo determinado. O exemplo acima é um motor quatro tempos, sendo eles a admissão de ar e combustível, sua compressão, explosão, e por fim exaustão. A energia das explosões gira o virabrequim, que pode transferi-la às rodas por meio do sistema de transmissão.

Mas a coisa muda de figura quando tratamos de um motor rotativo. Segundo pesquisadores da Universidade Federal da Wikipédia, "Esse motor consiste essencialmente em uma câmara cujo formato interno se aproxima da forma de um oito. Dentro dela, um rotor mais ou menos triangular - o pistão do motor - gira excentricamente com relação ao eixo principal, que equivale ao virabrequim dos motores a pistões. As formas destes dois elementos são tais que enquanto os cantos do pistão estão sempre equidistantes das paredes da câmara - e muito próximos a elas, formando uma vedação - eles sucessivamente aumentam e diminuem o espaço entre os lados convexos do triângulo - o rotor - e as paredes da câmara." OU SEJA:
DORITOS POWEEEEEERR


E o resultado sonoro de tudo isso é um enxame de vespas:



Logicamente que o Wankel não é mais produzido desde 2012 por alguns motivos, e esses serão tratados nos próximos posts da nossa pequena saga. Até mais!


Por Henrique Fiuza

Fonte: Flatout!

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

- São proibidos comentários racistas, preconceituosos, contendo xingamentos e que agridam moralmente qualquer pessoa.
- Você tem todo o direito de não gostar do conteúdo deste Blog, porém, expresse isso de maneira civilizada, dando sugestões para que o Automóveis S.A melhore cada vez mais.
- Se mesmo assim você continuar irritado, tenho uma solução bem simples: utilize o X no canto superior direito de sua tela, e seja feliz!